image

Como ter a certeza que nossos dados estarão sempre seguros e disponíveis? Como definição, backup é o ato de copiar arquivos, pastas ou discos inteiros (físicos ou virtuais) para sistemas de armazenamento secundários, buscando a preservação dos dados em caso de qualquer problema.

Para que serve manter o backup atualizado?

Somos todos reféns de nossas informações, sejam elas apenas uma lista de contatos do celular ou milhares de prontuários médicos armazenados dentro de grandes servidores. O objetivo de montar um procedimento de backup, corporativo ou residencial, é ter uma ou mais cópias de segurança fora do sistema principal, seja ele apenas um celular ou um sistema de armazenamento profissional para recuperação dos dados em caso de desastre. Muitas empresas e usuários domésticos tem utilizado equipamentos como discos externos, pen-drives, drives de mídias ópticas ou sistemas baseados em fita para duplicar suas informações. Além disso, com a redução dos preços da transmissão de dados por cabo ou satélite (banda larga), alguns usuários têm enviado e mantido seus dados como agendas, vídeos e fotos em servidores de terceiros, também conhecidos como servidores de nuvem.

Backup e recuperação

Ao entender e atribuir valor às informações armazenadas, mais empresas e usuários tem buscado alternativas melhores para fazer suas cópias de segurança. Como investir nesse processo assemelha-se a comprar um seguro, o contratante só descobre que fez uma má escolha após se deparar com um sinistro. O processo de recuperar dados do backup realizado é conhecido como restauração e, mais importante que manter as cópias de segurança atualizadas, conseguir restaurá-las em caso de desastre é imprescindível. Vulnerabilidades como erros humanos ou de software, corrupção de dados, falha de hardware, invasões virtuais, furtos e eventos como enchentes ou incêndios precisam ser mensuradas antes de definir qual será o melhor plano de backup para cada situação. Realizar testes de backup e recuperação de dados expõe possíveis falhas para todo tipo de usuário, seja apenas recuperar dados de um celular ou manter um grande datacenter funcionando. Essa prática é muito importante, pois valida a escolha da tecnologia utilizada e apresenta métricas úteis como o tempo parado para restaurar a atividade do sistema caso haja um imprevisto.

Read More